5 Técnicas para deixar o marketing de e-mail mais forte!

Marketing por e-mail é uma parte valiosa para qualquer estratégia de marketing online. Por ser uma maneira econômica de promover produtos e serviços, é importante saber se comunicar com os clientes e alcançar seus objetivos de negócios. 

Se você deseja ter sucesso, tente implementar essas estratégias em suas campanhas de e-mail marketing

 

1. Envie mensagens adaptadas às informações do cliente 

Este é um método eficaz é fazer com que os membros se sintam especiais. 

Criando uma mensagem personalizada para coincidir com os dados de cada cliente, o chamado customer data. A Amazon juntamente com outros e-commerces usam esse método para captar mais pessoas e consequentemente mais compras.

É importante saber enviar uma oferta que seja consistente com o histórico de compras do cliente, para que realmente seja uma isca digital e possa trazer resultados de vendas.

Por exemplo, uma pessoa que comprou recentemente um sapato social, pode receber produtos semelhantes, complementares, como um par de meias ou até mesmo cupons para a compra na mesma loja. Com esse método, houve um aumento de 35%  das vendas totais de produtos da  Amazon provenientes de marketing por email.  

Adicionar o nome de um cliente aumenta a taxa de abertura de e-mail em 16%.  De acordo com uma pesquisa, 70% das marcas que fazem marketing por e-mail negligenciam em especificar o nome do cliente. Isso significa que se você seguir o método de personalização irá diferenciá-lo de outros concorrentes. 

2. Divida os membros em públicos-alvo

Dividir o público-alvo é  outro método usado mais popularmente por profissionais de marketing, porque ajuda a enviar mensagens aos membros que são o público-alvo. 

Defina o problema para atender às necessidades dos consumidores com mais precisão, e que também pode ser usado para desenvolver serviços para atingir uma ampla gama de grupos-alvo.    

3. Os e-mails devem ser fáceis de ler no mobile

Hoje, até 61% das mensagens de e-mail são abertas no celular. Assim sendo, o e-mail precisa ser projetado para ser legível no mobile. Foi relatado em uma pesquisa que as compras pelo celular eram quatro vezes maiores do que as dos computadores desktop, e até 55% dos usuários de smartphone fizeram o pedido.

Portanto, preste atenção à exibição de texto e imagens ao ler em um smartphone. Ambas as linhas de assunto precisam ser concisas no e-mail. Os tamanhos dos e-mails devem ser compatíveis com diferentes modelos de smartphones, incluindo tamanhos de imagem e botões de “Call to Action” que exigem uma ação de compra rápida. 

4. Faça o teste A / B

Fazer o Teste A / B  é a segmentação do público para testar o layout dos diferentes elementos do site. Para ver quais e-mails de marketing estão obtendo melhores resultados, o  teste A / B é necessário  para ajudar a calcular o impacto potencial do lançamento da campanha.  

Observações para colocar em prática no teste A/B são:

Endereço de e-mail –  Apenas o nome do remetente faz com que o destinatário sinta que deseja ou não ler o e-mail. Estudos têm mostrado que o nome do remetente é o principal motivo pelo qual os leitores abrem o conteúdo do e-mail, portanto, deve ser testado para comparação, ambos enviando o nome do remetente  Envio do nome do remetente + nome da empresa ou envio usando o nome do CEO da empresa.     

Texto Simples ou HTML – teste duas mensagens normalmente, uma com HTML e outra sem, e veja o resultado. No marketing por e-mail, elas tendem a usar mensagens HTML em vez de texto simples. Porque é projetado para ser interessante e que precisa conter fotos. 

E-mails curtos ou mais longos – teste para ver se é um convite curto ou um email detalhado. Qual será a melhor opção para atender aos objetivos de sua campanha de marketing? para se adaptar aos interesses de cada grupo de clientes.

5. Use um e-mail de resposta automática

Os e-mails que mais levam os destinatários a abri-los são: E-mails de agradecimento ou e-mails relacionados a transações, como e-mails de confirmação de pedido ou envie o recibo de compra por e-mail que, se usado da maneira certa, também terá um efeito positivo no marketing por e-mail.   

Exemplos de resposta automática:

Ativação – Se o público-alvo ativou sua conta. Se por acaso ele não estiver ativo em 7 dias, você pode criar uma campanha de ativação  enviando um e-mail de resposta automática.

Win-Back – Recuperando clientes anuais quase expirados ou aqueles que não voltaram por mais de 3 meses. Por assinatura anual com e-mail Win-Back que envia mensagens de resposta automática. Com o objetivo de convidar os clientes a voltarem a usar o serviço e ainda oferecer novos produtos que estarão à venda nos próximos meses.  

Surpresa – Os clientes fiéis são a chave para o sucesso no marketing por e-mail, sendo assim, brindes gratuitos devem ser dados aos clientes ocasionalmente se possível. Para surpreender clientes com e-mail, precisa de um pouco de investimento, mas as recompensas valem a pena.  

Gostou deste artigo? Compartilhe agora mesmo.

Você também pode se interessar por – Tipos de site: saiba quais são as diferenças