Como sobreviver em um mundo onde todos são “designers”

Parece que todo mundo agora tem uma cópia do Photoshop, Illustrator ou algum software de design.

Não é difícil imaginar que as pessoas podem começar a se perguntar porque eles iriam te pagar para fazer algo que pode ser feito em casa.

Se todo mundo tem as mesmas ferramentas para trabalhar, os designers precisam oferecer algo que as pessoas não podem fazer.

Com sites e sobrinhos oferecerendo logos, cartões de visitas e tudo que você possa imaginar por menos de R$150, o que vai fazer as pessoas chegarem até você?

Como você pode sobreviver em um mundo onde todo mundo acha que é um designer? Aqui estão algumas sugestões simples.

Se você quiser compartilhar suas dicas é só deixá-las nos comentários, todos são bem vindos.

1. Inovação

As pessoas podem ter as ferramentas para projetar. O que eles não tem, são suas idéias incríveis.

Se você tem um portfólio cuidadosamente elaborado e ideias bem concebidas, as pessoas virão até você pelo seu potencial criativo e por sua capacidade técnica.
 
Ter em seu portfólio peças de propaganda de diferentes segmentos e tipos, como uma arte de venda de fatiador de frios, ou arte de carrinho de bebê, ou ainda uma arte de máquinas de construção, mas desde que chame atenção, pode ajudar a prospectar outros tipos de clientes, mostrar que você tem versatilidade para encarar qualquer segmento.”

2. Vá além

Agregar valor é uma maneira rápida de se destacar da concorrência. Por exemplo:

Se você está fazendo um logotipo para alguém, envie junto algumas aplicações.

Você pode montar toda a identidade com mock ups.

O material fica mais apresentável, como se tivesse demorado dias para ser feito, mas você sabe, leva apenas alguns minutos.

Mock ups são uma ótima maneira de tornar as coisas mais “reais” para os clientes. Isso vai deixá-lo animado com seu trabalho e vai mostrar mais profissionalismo da sua parte. Quando você deixa um cliente animado, suas chances aumentam.

Existem milhares de maneiras de ir além do básico. Quais são suas táticas?

3. É bom demais para resistir.

Mostre para as pessoas que você é bom no que faz!

Veja se o seu portfolio tem os seus melhores trabalhos. Deixe seu portfolio com sua cara, com seu estilo, mostre sua personalidade!

Assim quando os cliente chegarem até você através de seus trabalhos ou quando você apresentar seu portfolio, eles terão tranquilidade por saber que estarão investindo em um designer profissional.

4. Dê algo. Apareça!

Mostre o que você gosta de fazer, disponibilize algum material para download em seu site, faça tutoriais quando se sentir seguro ou faça aquele cartaz para o evento beneficente. Pequenas coisas que ajudam a torná-lo mais visível.

O que você faz para se manter relevante nesse mundo onde todos são “designers e diretores de arte”?

O que você faz para que as potencias leads te encontrem, contratem o seu serviço e virem clientes fieis?

Enfim, espero que você tenha gostado destas dicas e que te ajudem a se destacar no mercado.

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