Como fazer um checklist para o trabalho de SEO

Um dos principais conhecimentos que um dono de site na Internet precisa ter é como fazer um checklist SEO. Afinal, saber isso é essencial para o seu plano de marketing.

Isso acontece porque o SEO é essencial para que a sua empresa seja encontrada no Google. Afinal, o buscador recebe mais de 80 mil pesquisas por segundo, o que faz com que ele seja o maior direcionador de tráfego da Internet.

Por isso, é essencial saber como otimizar o seu site para o Google de modo a facilitar o seu ranqueamento nas primeiras posições do buscador. Quer aprender como fazer isso? Então siga a leitura abaixo!

COMO FAZER UM CHECKLIST SEO?

Um checklist de SEO é um documento em que deve constar todas as ações que são necessárias para garantir que o seu site estará otimizado para os motores de busca.

De certa forma, o documento é como um “lembrete” que ajudará a garantir que não ficará nada por otimizar na sua página.

No entanto, trabalhar com SEO não se trata de uma tarefa que é feita uma vez e depois se esquece. Pelo contrário: é uma otimização constante. Parte dela, de fato, é feita uma vez e depois deve apenas ser monitorada ou ajustada quando o Google faz alterações no algoritmo.

Já outra parte deve ser feita todas as vezes que um novo conteúdo for publicado no seu blog ou na sua página.

Além disso, essa outra parte também inclui tarefas constantes, que devem ser repetidas para aumentar cada vez mais a sua autoridade online.

Por isso, nós separamos o nosso checklist de SEO em duas partes: as tarefas de baixa manutenção, que você fará uma vez e provavelmente não lembrará delas em um longo tempo; e as tarefas de alta manutenção, que devem ser feitas frequentemente.

Confira a seguir como fazer um checklist SEO seguindo essas duas tarefas!

 

QUAIS AS ATIVIDADES QUE VOCÊ FARÁ SÓ UMA VEZ?

Em termos de tarefas que serão realizadas somente uma vez no seu site, é importante ter em mente que elas se dividem também em On Page (ou seja, que serão feitas no site em si) ou Off Page (que serão fora da sua página).

Em termos de ações On Page, você precisará cuidar do seguinte:

  • Road map: é o processo de estruturar o site de maneira a tirar o melhor resultado possível em navegação;
  • Responsivo: seu site deverá ser responsivo e amigável a dispositivos mobile (isso é essencial pois o Google privilegia muito o mobile depois dele ultrapassar o desktop em 2017);
  • Breadcrumb Navigation: é um processo que aparece nos buscadores se for configurado usando dados estruturados;
  • Robots: é um documento que declara aos motores de busca como indexar melhor as suas páginas;
  • SSL: certificado de segurança que pode ser adquirido gratuitamente e que melhora o seu posicionamento;
  • URL amigável: significa deixar a URL mais legível para os buscadores, em vez de usar elementos numéricos nela;
  • Otimização de velocidade: existem várias ações que devem ser realizadas para melhorar a velocidade do site, como comprimir o uso de JS e CSS na página, além de comprimir o tamanho das imagens;
  • Style Inline: é uma técnica que consiste em permitir que o site carregue parte do CSS de maneira diferente para mostrar o conteúdo inline e aumentar a velocidade;
  • Cache: é um sistema que permite que parte do seu site seja guardado em nuvem, o que faz com que o seu carregamento seja mais rápido;
  • Open Graph: é um recurso que deixa o site mais atrativo quando compartilhado em redes sociais. Por isso, faz com que o compartilhamento seja mais eficaz e gere mais acessos.

QUAIS AS ATIVIDADES A TER EM MENTE EM TODAS AS PUBLICAÇÕES?

Depois de cuidar daquelas ações acima, você precisará manter um cuidado frequente para melhorar o seu SEO e ter mais resultados orgânicos.

Essas ações incluem:

  • Usar as melhores palavras-chave: você precisa focar a sua estratégia em ranqueamento de palavras-chave, mantendo sempre um foco orgânico e semântico na produção de conteúdo;
  • Uso de Headings: os famosos H1, H2 e H3 deverão ser bem utilizados na sua página;
  • Cuidado com alt tags: as alt tags (alt text, meta description, etc.) devem ser sempre aproveitadas para melhor resultado de SEO;
  • Uso de links internos e externos: a linkagem dos artigos deve ser estratégica, sempre unindo temas parecidos dentro de links internos e usando links externos para aumentar respeitabilidade do seu artigo;
  • Backlinks: a estratégia de obtenção de backlinks deve ser constante, uma vez que esse é o fator de maior peso no ranqueamento de páginas no Google.

Como deu para ver, saber como fazer um checklist SEO é um trabalho constante, pensando sempre na otimização on page e na off page do seu site.

Levando todas essas dicas em consideração, você conseguirá um ranqueamento melhor dentro dos buscadores e isso gerará leads para o seu negócio.

E aí, gostou de aprender como fazer SEO com sucesso?

Aproveite e leia mais conteúdos em nosso blog.