Os Benefícios das Vendas pelo WhatsApp Marketing

Sabemos que comprar não é uma decisão fácil, ainda mais dependendo da quantia envolvida. Em muitos casos, podem levar semanas ou meses até decidir pelo produto ou serviço.

É por isso que é crucial manter a comunicação viva com os clientes durante a jornada de compra.

Para compras de produtos do dia-a-dia, conversas ao vivo podem ajudar a reduzir a agitação do cliente e fazer disparar suas conversões. Mas isto exige que seus clientes permaneçam on-line, o que não é prático para ciclos de vendas mais longos.

O WhatsApp, por outro lado, está mais alinhada com nossos estilos de vida nômades dos dias de hoje. Com mais de dois bilhões de usuários em todo o mundo e taxas impressionantes de abertura de 98%, é o canal ideal para permanecer em contato e responder a perguntas durante um longo período de tempo.

Neste post de blog da LUME , você aprenderá como engajar clientes potenciais e existentes, aproveitando os benefícios do WhatsApp para as vendas.

Benefícios da WhatsApp Business para as Vendas

  • Barreira baixa: A instalação do WhatsApp Messenger permite a comunicação com os clientes em um canal que eles já estão usando. A maioria das pessoas verifica suas mensagens várias vezes ao dia, o que torna o WhatsApp a maneira mais fácil e conveniente de entrar em contato com as empresas. Seus clientes também não terão que verificar seus e-mails constantemente para obter uma atualização de seus pedidos/vendas.

  • Alcance global: O WhatsApp é faturado como o melhor aplicativo de mensageiro em 128 países, permitindo que você lance sua rede mais ampla do que com outros canais. É especialmente uma escolha popular em países como o Brasil onde a maioria da população utiliza o WhatsApp.

  • Velocidade: Uma das maiores frustrações dos clientes são as filas de espera intermináveis e as respostas atrasadas. As mensagens do WhatsApp são mais curtas e diretas do que o e-mail ou em ações de e-mail marketing, o que significa que você pode reagir mais rapidamente às perguntas e problemas dos clientes, reduzindo a probabilidade de agitação.

  • Percepção da marca: Há algo íntimo em fazer parte da lista de contatos telefônicos de seus clientes. Ele mostra a seus clientes que você está no nível deles e emite uma vibração mais relaxada do que o telefone ou o e-mail.

  • Privacidade: Na era da GDPR, as preocupações com a privacidade dos dados estão aumentando. Graças à sua criptografia de ponta a ponta e seu compromisso de proteger a privacidade do usuário, o WhatsApp é a escolha segura para os clientes que desejam enviar mensagens às empresas. Ele também garante uma experiência livre de spam.

Vejamos algumas das maneiras como o WhatsApp pode ser usado para impulsionar suas vendas:

Melhore a visibilidade de seu produto

O recurso de catálogo do WhatsApp Business serve como uma vitrine móvel para as empresas mostrarem seus produtos. Isto poupa às empresas o incômodo de enviar fotos uma de cada vez e repetir informações.

Para cada item em seu catálogo, uma empresa pode adicionar informações incluindo preço, descrição, imagens, nome e número do produto.

Itens similares podem ser agrupados em um catálogo. Alternativamente, você pode criar um catálogo separado para cada item e carregar variantes da mesma imagem.

Promoções

O WhatsApp como plataforma promocional tem um potencial inexplorado. Você pode enviar a seus clientes conteúdo informativo ou promocional através da função “Broadcast” sem violar sua privacidade, pois funciona como a função BCC nos e-mails.

E como você precisa do consentimento de seus clientes para enviar-lhes mensagens WhatsApp, você pode ter certeza de que só terá como alvo os contatos interessados.

Com o recurso “Status”, você pode compartilhar informações sobre vendas e promoções flash.

Como um status atualizado só está disponível até 24 horas para seus telespectadores, isto pode ser usado para aproveitar a mentalidade de escassez de seus clientes para aumentar as conversões.

Publicidade QR

O WhatsApp oferece um recurso de “clique para conversar” que permite iniciar uma conversa com alguém sem ter seu número de telefone gravado.

Isto é conveniente para clientes que não querem armazenar o número de todos os negócios com os quais interagem.  Você pode usar a ferramenta para criar um link que pode então ser convertido em um código QR.

Alternativamente, você pode simplesmente exibir seu código QR em outdoors ou materiais promocionais.

Se isso despertar o interesse do cliente, ele pode iniciar uma conversa escaneando o QR code com seu smartphone.

Publicidade no Facebook

Um anúncio “Clique no WhatsApp” pode ajudá-lo a atrair clientes através de seu aplicativo de mensagens preferido.

Para levá-los ao WhatsApp, você pode criar um anúncio no Facebook com um botão “Enviar mensagem” que abrirá uma conversa no WhatsApp GB 2021 Messenger quando as pessoas clicarem nele.

Permitir que os clientes entrem em contato com você com o clique de um botão acelera o processo de compra, o que significa mais conversões.

Você pode incluir na sua estratégia, uma mensagem padrão, que os clientes podem editar para iniciar a conversa.

Atualizações de pedidos e entregas

As confirmações automáticas de e-mail correm o risco de se perderem na confusão das centenas de e-mails com que seus clientes provavelmente são bombardeados todos os dias. Eles podem até pousar nas pastas de spam de seus clientes.

As altas taxas abertas no WhatsApp garantem que os clientes não perderão confirmações de pedidos cruciais e atualizações de status.

Suporte pós-venda

O relacionamento com o cliente não termina depois que ele faz uma compra. Em algum momento, todos compraram um produto que não atende às suas necessidades ou que não sabem como usar.

Se um cliente tiver que pular através de arcos para perseguir um reembolso ou buscar assistência para o produto, ele não hesitará em cortar você.

O WhatsApp é uma forma de baixo esforço para fornecer suporte pós-venda a seus clientes sem que seus clientes sofram a frustração de longas filas de espera ou de repetição de informações.

Em um estudo realizado pelo Facebook, 50% dos clientes que enviaram mensagens a empresas o fizeram durante toda sua jornada de clientes – para perguntar sobre o horário de abertura, para fazer uma compra ou compartilhar feedback.

Para produtos que não requerem experiência técnica, você pode oferecer suporte tutorial em vídeo. Os pedidos de reembolso também podem ser processados rapidamente.

Construção de relacionamento com o cliente

Criar grandes relacionamentos com os clientes é o Santo Graal para a maioria das empresas. O apelo do WhatsApp é que você está se conectando com seus clientes em um canal que eles estão usando para se comunicar com seus entes queridos.

Juntamente com um serviço mais rápido, mais direto e mais personalizado, o WhatsApp pode aproximá-lo de seus clientes e, em última instância, de maiores conversões.

E para finalizar, é crucial que você mensure o resultado de suas estratégias de marketing, assim você consegue entender com mais precisão o que esta funcionando, o que precisa ser ajustado e também o que não esta dando certo.

Se você gostou dessas dicas, continue lendo outros artigos em nosso blog :).