5 Ferramentas gratuitas para alavancar seu marketing digital

O Marketing Digital é um excelente recurso para impulsionar os resultados de uma empresa, mas para isso é preciso contar com as ferramentas certas e utilizá-as no momento mais apropriado! Inclusive existem algumas gratuitas. Saiba agora quais são elas.

O Marketing Digital, de uns anos pra cá, vem crescendo consideravelmente e já faz parte da realidade de empresas dos mais variados segmentos e perfis.

Aumento de vendas, fidelização e captação de clientes, exposição, relacionamento com o público, humanização da marca, esses são alguns dos benefícios e objetivos de uma campanha online bem executada.

Mas para isso é preciso uma equipe qualificada, estratégias bem desenvolvidas, planejamento, análise de métricas e KPI`s e o uso de ferramentas que facilitem o trabalho!

Quer saber quais são elas, seus benefícios e como usá-las?

Então continue a leitura deste conteúdo e fique por dentro!

 

1 – UBERSUGGEST

Você talvez nunca tenha ouvido falar em Neil Patel, mas com certeza já viu um careca falando inglês com sotaque forte (ele é indiano) e que sabe tudo de Marketing Digital!

Dentre suas várias façanhas e cases de sucesso, ele é criador do Ubersuggest.

A ferramenta é usada para pesquisar e analisar palavras-chave usadas em projetos de SEO.

Tal criação ajuda você a descobrir quais são os melhores termos a serem usados em sua estratégia, além de quantos deles têm ligações com seu produto, serviço ou mercado.

O principal benefício disso é o ranqueamento de sua marca no Google, de modo que ela ganhe visibilidade e seu site tenha mais tráfego, acarretando no possível aumento de vendas.

Em um projeto de Marketing Odontológico, por exemplo, o dentista pode saber quantas pessoas procuram por “clareamento dental preço” e, assim, ser encontrado por elas.

 

2 – GOOGLE ANALYTICS

Sobre o Analytics, pense o seguinte: se Marketing Digital fizesse parte do Enem ele certamente cairia na prova.

A ferramenta é usada em praticamente todas as campanhas de Marketing Digital com o intuito de analisar o desempenho, como o próprio nome sugere.

No Google Analytics você pode analisar os seguintes dados;

  • Visitantes da página;
  • Taxa de conversão;
  • Alcance;
  • Origem do tráfego;
  • Informações demográficas.

 

3 – GOOGLE ALERTS

Se você chegou até aqui já tem ciência da importância de monitorar uma campanha de Marketing na internet e o Google Alerts te ajuda neste processo!

Na prática, ele envia notificações para um e-mail cadastrado toda vez que sua empresa ou palavra-chave do seu radar é mencionada em redes sociais e demais páginas web.

Por exemplo: se aquele dentista estiver com “clareamento consultório” no planejamento, ele saberá quem mencionou o termo na internet.

O principal benefício do Google Alerts é que ele te mantém atualizado sobre seu segmento, público, tendências e situações específicas do seu mercado, produto ou serviço.

 

4 – MAILCHIMP

Macacos (símbolo da marca) são fofos, inteligentes e podem trazer ótimos resultados para sua estratégia de Marketing Digital.

Existe a versão premium do MailChimp, que custa cerca de 10 dólares por mês, porém é possível utilizá-lo gratuitamente também.

A versão freemium permite que você dispare até 12 mil e-mails marketing por mês e é bastante fácil de ser usada.

Sua maior vantagem é conseguir um e-mail organicamente e aprimorar o relacionamento com o público. Os dois juntos tornam sua estratégia de Marketing Digital muito mais rica.

 

5 – GERADOR DE PERSONAS

Saber a quem se comunica é fundamental para ter sucesso e alcançar os objetivos esperados.

Nesse contexto, o gerador de personas pode ajudar sua empresa a desenvolver o perfil do cliente ideal da sua empresa para que suas ações e campanhas atinjam as pessoas certas e no momento mais adequado.

Com perguntas específicas, a ferramenta gratuita ajuda você a refletir sobre o perfil dos seus cliente e dos consumidores de seu mercado de atuação, independentemente de qual seja ele.

Ao final, você recebe um PDF com as informações sobre sua persona, já tendo uma base sobre ela e de como começar a trabalhar a partir das informações obtidas.

O Marketing Digital não é fácil, porém existem algumas ferramentas que podem te auxiliar no alcance dos objetivos.

Por fim, vale dizer que não existe nada infalível ou “secreto” e a melhor maneira de ter sucesso e utilizar as ferramentas certas é realizar testes A/B.

Este conteúdo foi produzido por Vue Odonto, clínica especializada em implantes dentários.

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