10 Passo para implementar estratégias de Inbound Marketing

A prática do Inbound Marketing é uma das mais eficazes em relação à conquista do cliente, bem como o acompanhamento próprio da jornada do consumidor, desde o momento em que ele tem contato com a empresa até a ação de interesse, que geralmente é a compra.

Diferentemente de outras práticas de conquista de cliente, como o caso do outbound marketing, nessa situação quem procura de fato um negócio é o próprio cliente, e não o contrário.

Ou seja, a base dessa estratégia é justamente a forma de encantamento realizada por uma consultoria de TI para pequenas empresas, entendendo as dores e desejos daquele consumidor e criando um ambiente próprio para uma escolha orgânica e genuína.

Mas para que isso possa acontecer, e resultados cheguem até o negócio, é preciso trabalhar diferentes aspectos, que vão desde a comunicação em si até situações de contato constante, recheadas de gatilhos mentais e outras formas de relacionamento.

A seguir vamos entender um pouco mais sobre essa prática, tendo atenção para algumas das principais dicas de colocar o inbound em ação, além da verificação dos principais benefícios que uma empresa de máquina de alinhamento tem ao optar por essa estratégia.


O QUE É O INBOUND MARKETING?

O inbound marketing é uma estratégia de atração de clientes feita por empresas que primeiramente reconhecem desejos e necessidades, alinhadas com seus propósitos e entregas, e possibilitam uma situação que se assemelha ao início de uma relação.

A base e o início desse formato de trabalho começa a partir da atração feita pelo negócio de, por exemplo, soluções em internet, algo vinculado com o que de fato aquele cliente deseja.

Por exemplo, se é de desejo deste conseguir uma solução para um problema de internet, a empresa que oferece um serviço tal como o esperado pode começar a atraí-lo, a partir de comunicações diversas na internet, como anúncios, banners e até mesmo conteúdos.

A partir desse primeiro contato, é bem comum que haja uma possibilidade única de interação entre as duas partes, o que deve ser concretizada a partir do encantamento.

Esse ponto nada mais é do que uma forma de trazer de fato o consumidor para ter um tipo de reconhecimento com a empresa, utilizando diferentes estratégias que de fato possam induzi-lo a conseguir mais informações sobre um produto de válvulas de segurança.

Quando isso é concretizado, entramos na fase da conversão, onde a empresa consegue uma quantidade significativa de pessoas interessadas, que já entraram em contato ou mostraram interesse, e que agora precisam de um impulso extra para comprarem.

É em meio a essa situação do inbound que começa a ser fomentada uma relação, onde o negócio passa a entregar conteúdos que possam sanar dúvidas e, sobretudo, convencer.

Uma das práticas mais comuns nesse nível é a produção de conteúdos, bem como contatos cada vez mais próximos por meios online, como o caso de e-mail marketing e até mesmo produtos destinados especialmente ao público, como e-books educativos.

Concluído este momento, que está englobado no funil de vendas, é possível fechar uma venda, que não sinaliza o encerramento do relacionamento, mas sim o momento de análise.

O inbound marketing, a partir do funcionamento de todas essas etapas, consegue fazer com que o cliente interessado em transporte dedicado chegue até a empresa, sem que o contato seja demasiado por outros meios, e possa causar até mesmo distanciamento.

Utilizar essa estratégia de marketing digital, além de trazer consumidores bem qualificados e cada vez mais dispostos a uma fidelização, pode, inclusive, diminuir o tempo comum de compra.


10 ESTRATÉGIAS DE IMPLEMENTAÇÃO DE INBOUND

A seguir vamos entender um pouco mais sobre formas de implementação de inbound marketing, sendo estas algumas das estratégias mais utilizadas por empresas que colocam essas ações como prioridade dentro de seus negócios. Veja mais abaixo:


1 – ENTENDIMENTO DOS PROPÓSITOS

O ideal, antes mesmo do início de uma estratégia de inbound, é o reconhecimento sobre os propósitos de uma empresa, entendendo de fato qual a prioridade em relação à ação do cliente que deseja ser impulsionada a partir das técnicas de inbound.

Procure, ainda, entender aquilo que sua empresa entrega, entendendo se o público para ela é o mais correto possível, para que haja o mínimo de erros ou ruídos.


2 – DEFINIÇÃO DO PÚBLICO-ALVO

O público-alvo da sua empresa de venda de calibração de termometro é quem de fato vai direcionar todas as suas estratégias, especialmente os conteúdos que serão criados e as linguagens utilizadas em cada caso, bem como a localização da busca inicial.

Por exemplo, ao utilizar anúncios, mais a frente, sua empresa terá o devido reconhecimento de quem é o seu cliente ideal, onde ele mora, quais suas especificações e características.


3 – CRIAÇÃO DE PERSONA

A persona se assemelha ao público-alvo em muitos pontos, mas pode ser melhor traduzida como uma idealização palpável do cliente ideal. Por exemplo, em uma empresa de venda de elementos de fixação, a persona correta se diz a partir de:

  • Homens;
  • Maiores de 30 anos;
  • Profissionais de mecânica;
  • Casados;
  • Trabalham há mais de 40 anos em empresas;
  • Possuem tempo livre nos fins de semana.

Ainda que alguns pontos sejam mais voltados a características e lances de personalidade, existe uma melhor adequação de uma produção de conteúdo a partir desse entendimento.


4 – JORNADA DE VENDA

A jornada de venda nada mais é do que o entendimento de níveis do cliente, desde o momento em que ele não conhece a empresa e tem um problema, passando pela noção de uma possível solução, até o momento onde ele de fato concretizar uma compra.

O ideal é que a empresa entenda todo esse processo propriamente, que envolve muito do comportamento do próprio consumidor de, por exemplo, serviços de contabilidade.


5 – FUNIL DE VENDAS

O funil de vendas pode ser entendido como o processo onde a jornada de venda se torna muito mais palpável, e também o local onde se estabelece, a cada nível, o interesse e a quantidade de conversões, guiando sempre rumo à uma compra ou interesse próprio.


6 – CRIAÇÃO DE CONTEÚDO

A criação de conteúdo, seja em redes sociais, email marketing, blogs, ou até mesmo na manutenção de e-books, auxilia o consumidor dentro de cada processo que ele se encontra a partir da compreensão sobre uma empresa, seguindo um funil de vendas.

Por meio disso, é possível escolher os produtos e comunicações certas para cada etapa, entendendo cada interesse e potencialidade de ações da própria empresa.


7 – SEO

O Search Engine Optimization (SEO) nada mais é do que um mecanismo que facilita o encontro do conteúdo de uma empresa pelo seu cliente ideal.

Projetar essa possibilidade acontece a partir do entendimento das palavras-chaves, expressões e frases geralmente pesquisadas em buscadores por consumidores certos.

Por exemplo, uma empresa que trabalha com pisantes de concreto, pode optar pela palavra-chave Pisante de concreto preço, para assim quando o usuário fizer a busca consiga te encontrar”
 
Acesse este post e veja como fazer um check list para o trabaho de SEO.


8 – E-MAIL MARKETING

O e-mail marketing é uma das principais ferramentas de produção de conteúdo, mas também um mecanismo essencial para empresas que estão em níveis altos de convencimento, aplicando uma comunicação em momentos de decisões.

Isso acontece a partir da compreensão e da captação de contatos de pessoas que já estão em níveis avançados de interesse, e apresentam condições únicas para compra.


9 – GATILHOS MENTAIS

Os gatilhos mentais são estratégias baseadas em ações que determinam um tipo de comportamento no cliente, quase sempre aplicadas a partir de um sentimento evocado em uma comunicação, linguagem ou até formato de conteúdo.


10 – ADS

Por meio do Ads empresas conseguem ter acesso a anúncios nas páginas da Web e também em meio a redes sociais, potencializando a aparição de uma empresa e também trazendo informações interessantes sobre os consumidores da empresa.


OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DESSAS ESTRATÉGIAS

A partir da execução do inbound marketing, além de conseguir encantar clientes e trazê-los até a empresa sem nenhuma ou pouca forma de investimento financeiro, é possível formar o nome e o valor da empresa no mercado, trabalhando a fidelização.

Isso se dá a partir da compreensão própria sobre o consumidor, bem como o trabalho a partir da confecção de conteúdos que ele de fato deseja

Além de maiores vendas e também uma grande vantagem em meio à concorrência, sua empresa e equipe de comunicação consegue ter acesso a informações cada vez mais valiosas sobre seus compradores, podendo, então, trabalhar soluções necessárias.


CONSIDERAÇÕES FINAIS 

O inbound marketing é uma das principais maneiras de trazer mais consumidores para sua empresa, trabalhando um formato de encantamento, onde cada nível de interesse que é formado consegue ser bem aproveitado pelo negócio e sua produção de conteúdo.

São inúmeras as estratégias utilizadas em meio a essa ferramentas, sendo cada uma delas focada na compreensão de problemas, entrega de solução e no encantamento genuíno.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.