10 Dicas para criar o logotipo perfeito

As estratégias por trás da criação de um logotipo bem sucedido e memorável envolve um processo que passa por várias fases: escutar o cliente, pesquisar, desenvolver, feedback e as mudanças.

Listamos neste post, 10 dicas simples para você arrasar no seu próximo projeto de desenvolvimento de logotipo.

Confira a seguir.

 

1. SIMPLICIDADE

Inúmeros estudos sobre design tocam em um mesmo ponto: Quanto mais simples for seu logotipo, mais fácil será recordá-lo.

Além disso, esse é o propósito da construção de um branding para uma empresa. Para enfatizar os valores da marca, destaque duas ou três frases principais, depois use-as como ponto de partida para as formas, cores e ações relevantes.

 

2. NÃO SEJA LITERAL

A sutileza é ponto-chave. Se você puder introduzir um nível secundário de familiaridade ou surpresa por meio de sutilezas, faça isso, mas evite uma tradução literal da ideia central – isso não irá melhorar a informação, pelo contrário, confundirá o público.

 

3. TAMANHO

Logotipo com tamanho (design) desproporcional vai dar problema quando o cliente precisar reduzir o logo. Provavelmente os detalhes ficarão difíceis de serem identificados, tirando as características e identidade da marca.

Por outro lado, quando for aumentado, alguns outros elementos podem dominar o visual causando efeitos indesejados. Portanto, mantenha o design do seu logotipo com uma proporção lógica e visualmente agradavel para diferentes tamanhos.

 

4. AUDIÊNCIA

Primeiro se questione ou pergunte para o cliente quem é o público-alvo. Muitas cores possuem subconsciente diferente e outro significado além do Ocidente, por isso, sempre faça um pesquisa.

Um branding para marcas infantis é diferente de outro feito para um escritório de advocacia, um restaurante ou uma empresa de segurança, pois cada um terá necessidades particulares.

 

5. VERSATIBILIDADE

Um logo não existe apenas em fachada de loja ou papel timbrado. Por isso, precisa funcionar em diversos meios e tamanhos, como em RGB e CMYK. Escolha cores que levem esses fatores em conta, evitando fluorescentes.

 

6. GAMA DE CORES

Mantenha espalhada sua paleta de cores, usando no máximo de três a quatro cores em harmonia.

Isso significa que você usa cada cor por uma razão. Além do mais o logotipo não pode ser um arco-íris. Sem contar que isso pode encarecer no custo de aplicação em fachadas, camisetas, brindes entre outros.

Se você colocar uma cor nova com o objetivo de preencher um pequeno pedaço do design, introduzirá uma peça adicional de informação e sua audiência deve processar a fim de reconhecê-la.

 

7. PENSE A FRENTE

A identidade da Mastercard, por exemplo, focou em cartões de crédito como sua localização primária.

Mas os elementos de seu branding funcionam em outros lugares por conta de sua combinação de cores. Por isso, um site ou flyer podem mostrar – sem explicitar – reconhecimento de marca de um jeito semelhante usando as cores da marca.

Pense em como seu logotipo pode destacar seus próprios elementos.

 

8. FUJA DAS TENDÊNCIAS

Tendências são importantes, mas não devem definir seu logo.

Se você criar um logo influenciado por tendências atuais para um projeto de cliente, pode ser desvalorizado perto de um design que atenda o cliente em primeiro lugar. Existe uma razão pela qual todos os brandings de restaurantes fast-food parecem ser o mesmo.

 

9. REGRA DE OURO

A regra principal do branding é que um logo deve ser descritível.

Como a ‘curva’ da Nike ou os ‘arcos’ do Mcdonald’s, existe uma simplicidade e uma particularidade que podem ser transmitidas por descrição. Combinações nítidas de cores e formatos claros significam que seu logo será memorável.

 

10. SEM REGRAS

Alguns designers fixam uma cor antes de trabalhar as formas e as fontes; algumas pessoas revertem esse processo. Não existem regras rígidas que determinam como se trabalhar, portanto, estipule o que é melhor para cada projeto.

Após dar partida ao primeiro bloco, o resto do logo flui naturalmente.

Fonte: Computer Arts nº 55

Veja também:

Perguntas para fazer aos clientes antes de projetar um logotipo